Entao galera...
Não esqueçam que o Seminário Nacional será semana que vem. É bom correrem com essa mobilização. Acabo de chegar de Brasília. Fui acompanhar o Encontro do grupos "Para Fazer Conexões". De forma sucinta posso afirmar que está havendo uma certa tenção e que o Encontro Nacional caminha pra ser um fracasso: desmobilizado, despolitizado e sem recursos. Pra voces terem uma idéia os bolsistas e coordenadores do Conexões Pet nao receberam um níquel se quer, como poderão participar? No PET os recursos para custeio, seminários, publicações etc, praticamente nao existe. Muita coisa foi dita hoje na reuniao. Os coordenadores e FORPROEX reinvidicão a autonomia do Conexões e sugerem a retomada da articulação nacional. Assim como, que as diretrizes e concepções do Programa. A um entendimento de que o Conexões PET pra ser Conexões precisa preservar suas caracteríticas pedagógicas, filosóficas e ideologicas. A questão da Extensão Universitária também tem pesado muito. Segundo os coordenadores presente o PET não faz Extensão Universitária de fato.
André Lázaro e a SECAD acreditam que a transformação do Conexões em PET é a maior vitória do Programa: institucionaliza, garante recursos, bolsas para estudantes e coordenadores e um campo de disputa em um espaço que antes era totalmente elitizado e que agora nossos bolsistas receberiam uma educação de qualidade podendo competir com os filhos da elite. Essa visão liberal focada no indivíduo foi rapidamente rechaçada e colocado que o Conexões propõem exatamente o contrário: uma democratização do acesso e da permanência baseado nas Políticas de Ação Afirmativa. Houve muitas cobranças por parte do Secretário as coordenações locais. Ele criticou a pouca visibilidade do Programa na IFES e creditou isso a uma certa guetificação, privatização do Programa por parte de alguns coordenadores.
FEOP
Duramente criticado. Ainda houve uma certa defesa tentando transferir para a coordenação local e nacional (Observatório de Favelas) a essa falta de compromisso, comodismo, atuação e propositividade dos estudantes. O FEOP não decolou. Essa foi a conclusão. Mas alguns coordenadores procuraram defender a posição dos estudantes e a dificuldade de articulação.
Bem, no geral foi isso. Sai antes do término por conta do horário do vôo e nao sei informar se os Coordenadores conseguiram adiar o Seminário Nacional como era o desejo de todos para principalmente discutirem uma pauta mais politizada. "A pauta como está em nada contribui para o momento político do Programa. O que vamos fazer lá? Discutir o sexo dos anjos?" (Fala de um coordenador).
Abraços,
Francisco Marcelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário