Secretário da SECAD – André Lázaro
Apresentou a legislação nacional da Extensão Universitária
A Possibilidade do Conexões se transformar em um projeto de PET. Existiria PET negro, quilombola, indígena, urbano entre outros.
Coordenadora Leonor Franco de Araújo
De acordo com nova legislação, o recurso do Programa Conexões de Saberes será enviado direto para a própria Universidade. E serão definidas a quantidade de bolsas para cada Universidade e esse recurso só poderá ser usado para o pagamento das mesmas e aquisição de materiais que será cadastrado pelo FNDE.
Todo mês o coordenador deverá enviar a lista de freqüência dos bolsistas para Brasília (FNDE) para que seja realizado o pagamento.
Os bolsistas do programa deverão ter formação política.
Os projetos deverão ser enviados pelo SAPENET para cadastramento e seguir o tramite abaixo:
- Imprimir o Termo de Cooperação
- Colher assinatura com carimbo do Reitor
- Imprimir o projeto
- Anexar cópia da Portaria de nomeação do Reitor
- Toda documentação deverá ser encaminhada à SECAD
Rege no termo de contrato que a Universidade entra como contrapartida institucional espaço físico para realização das atividades do projeto, de forma a garantir, no mínimo, o espaço físico para os conexistas se reunirem.
A polêmica com relação ao pagamento dos coordenadores continua, pois existem instituições que conseguem rubrica para pagar e outras que não. No entanto, de acordo Leonor, no momento isso fica impossibilitado, pois na interpretação do Tribunal de Contas da União entende-se que ocorre duplicidade de pagamento, visto que o coordenador já recebe o seu salário. Existe uma brecha na lei de extensão, caso o projeto trabalhe com indígenas e quilombolas, os coordenadores recebem uma bolsa para realizarem suas atividades.
A coordenação local do Conexões deverá enviar mensalmente a freqüências de seus bolsistas para o FNDE, pois esse Órgão que efetuará o pagamente diretamente na conta do bolsista.
Propôs que cada Universidade enviasse para a Coordenação Nacional por e-mail o (alexaniagoncalves@mec.gov.br) uma agenda de eventos locais do 2º Semestre
2º Dia – 28/04/2010
Instrutor do DTI Roberto Mendes
Apresentação do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento SAM – O Portal do Conexões.
• Foi dada a instrução técnica de:
Cadastramento de coordenadores, bolsistas e colaboradores no sistema;
Divulgação de eventos, agendas e notícias;
Cadastramento de projetos.
AGENDA
MAIO
- Encontro do Mais Educação Dia 18 a 21 em Brasília
- Curso de Treinamento com o DTI do SAPENET em Brasília – Data a definir
JUNHO
- Reunião da Coordenação Executiva do Conexões de Saberes em Porto Velho Rondônia – dias 1º e 2 na UNIR
SETEMBRO
- Seminário Nacional do Conexões de Saberes em Belém-PA ou Manaus-AM– dias 05, 06 e 07 – (será confirmada cidade na Reunião de Porto Velho nos dias 1º e 2 de junho) O seminário irão participar Equipe de Coordenação e 10 (dez) bolsistas do Prog