Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), junto a Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e em parceria com a OSCIP denominada Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, que desenvolve esta tecnologia social desde o ano de 2002.
O objeto do Programa consiste no desenvolvimento de ações que concorram sinergicamente para a construção de duas frentes de transformação da realidade: uma, em torno do fortalecimento dos vínculos entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares e, outra, da melhoria das condições que contribuem para que estudantes universitários de origem popular vivenciem uma permanência qualificada nos cursos de graduação das universidades públicas brasileiras, ressaltando a perspectiva de continuidade da trajetória acadêmica em cursos de pós-graduação.
O Programa busca acolher os estudantes em suas instituições de ensino superior, destinando-lhes bolsas de apoio acadêmico, para que, de um lado, protagonizem ações de extensão/ensino/pesquisa em comunidades populares, promovendo a tessitura de saberes entre a universidade e os espaços populares. Por outro, para que estejam inseridos em atividades acadêmicas voltadas para elaboração de diagnóstico, proposição e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais.
Acho muito importante iniciativas como essa! Toda a equipe da Rural está de parabéns, e em especial a da UAST, a quem deixo meus votos de muito sucesso! E adorei o b log!!!
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirProfa. Vitoria Amaral.
UFRPE/UAG
OLÁ CONEXISTAS DA UAST ESPERO QUE AS ATIVIDADES LIGADAS AO CONEXÕES DE SABERES OS FASSAM CRESCER COMO PESSOAS E PROFISSIONAIS ....
ResponderExcluirDESEJO TODA SORTE DO MUNDO E BOM PROJETO A TODOS... RAQUEL MARIA CONEXISTA DE GARANHUNS