quarta-feira, 28 de abril de 2010

Resultados do Encontro Nacional de Coordenadores do Conexoes de Saberes

Terminou ontem o Encontro de Nacionacional dos Coordenadores Conexao de Saberes, realizado no periodo de 26 a 28 , no Hotel Nacional, em Brasilia. Neste evento os coordenadores receberam treinamento do Sistema de Avaliacao e Monitoramento do projeto, bem como discutiram a agenda de eventos deste ano. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi escolhida como universidade piloto para testar o sistema, em um periodo de  30 dias. Posteriormente, o sistema sera levado como piloto para as demais universidades que fazem parte do programa. A implantacao definitiva esta prevista para o segundo semetre deste ano.

Na agenda de atividades do Programa, estar previsto:

-Encontro Nacional da Comissao Executiva do Conexoes de Saberes ,previsto para primeira semana de junho.

-Seminario Nacional do Conexoes de Saberes, que ocorrera provavelmente de 5 a 7 de setembro do corrente ano, na cidade de Belem-PA. Podem haver ajustes aindas! Fique ligado!

Para saber mais desse encontro, acesse:
http://conexoesdossaberesufrpeuast.blogspot.com/p/secretario-da-secad-andre-lazaro.html

domingo, 25 de abril de 2010

Encontro Nacional de Coordenadores Conexoes de Saberes

Comeca amanha o Encontro Nacional de Coordenadores Conexoes de Saberes, representantes das 34 universidades brasileiras que executam o conexoes estarao reunidos ate o dia 28 para discussao sobre o sistema de avaliacao do projeto e aprimoramento.

domingo, 18 de abril de 2010

Seleção de Bolsista do Projeto na UAST

A partir de segunda-feira, dia 19/04, estará para ser publicado o edital de seleção de bolsistas para o Programa Conexões de Saberes UFRPE/UAST, para seleção de 12 alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Os alunos selecionados deverão realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade e atuar como educadores populares em escolas públicas de Serra Talhada e municípios adjacentes. O valor da bolsa é de R$ 360,00 por mês, destinada ao auxílio na execução das atividades do programa. A bolsa terá duração de maio de 2010 a maio de 2011, cujo pagamento suposto e posterior continuidade dependerão de recursos descentralizados por parte da SECAD/MEC.

Qualquer estudante de graduação, regularmente matriculado no semestre vigente, poderá se inscrever para bolsas do Programa Conexões de Saberes UFRPE/UAST. Entretanto, a participação na execução do programa é apenas permitida, desde que não acumule outra bolsa, qualquer que seja o tipo, da UFRPE ou de qualquer instituição de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, e nem possua vínculo empregatício.

As inscrições ocorrerão no Apoio Didático I, Bloco 1, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), nos horários de 08:00h às 12:00h; 14:00h às 18:00h e 19:00 às 21:00h, provavelmente entre os dias 20 a 30/04/2010. Telefone: (87) 3831-2053.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:

1. Cópia do Comprovante de Matricula de 2010.1 (Sig@);

2. Cópia do Histórico Escolar atualizado (Sig@);

3. Cópia da Grade de Horários atualizada (Sig@);

4. Cópia da Ficha 19 (DRCA);

5. Cópia de RG e CPF;

6. Cópia do comprovante de residência do candidato ou de seus pais ou responsáveis (conta de água, luz ou telefone). Caso não seja possível comprovação do endereço de residência, em nome do candidato ou dos pais ou responsáveis, trazer cópia do contrato ou recibo do aluguel e declaração do inquilino ou dono do imóvel atestando a moradia na residência;

7. Caso o candidato tenha experiência em atividades sócio-educativas ou culturais trazer declaração da escola ou instituição onde desenvolveu atividades de engajamento coletivo cidadão;

8. Caso o candidato tenha realizado oficinas em escolas públicas ou participado de programas (como o Escola Aberta), trazer declaração da escola aberta onde desenvolveu as atividades;

Caso as vagas não sejam preenchidas totalmente, as remanescentes serão objeto de edital posterior para as demandas específicas identificadas.

A coordenação

O que é o Projeto Conexoes de Saberes?

Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), junto a Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e em parceria com a OSCIP denominada Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, que desenvolve esta tecnologia social desde o ano de 2002.

O objeto do Programa consiste no desenvolvimento de ações que concorram sinergicamente para a construção de duas frentes de transformação da realidade: uma, em torno do fortalecimento dos vínculos entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares e, outra, da melhoria das condições que contribuem para que estudantes universitários de origem popular vivenciem uma permanência qualificada nos cursos de graduação das universidades públicas brasileiras, ressaltando a perspectiva de continuidade da trajetória acadêmica em cursos de pós-graduação.

O Programa busca acolher os estudantes em suas instituições de ensino superior, destinando-lhes bolsas de apoio acadêmico, para que, de um lado, protagonizem ações de extensão/ensino/pesquisa em comunidades populares, promovendo a tessitura de saberes entre a universidade e os espaços populares. Por outro, para que estejam inseridos em atividades acadêmicas voltadas para elaboração de diagnóstico, proposição e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais.